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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estrutura Sequencial e Comandos de Atribuição

 Estrutura Sequencial

Depois de termos visto variáveis e os princípios do C# vamos explicar alguns conceitos de programação.
As operações no C# seguem uma sequência de prioridade de execução, esta sequência segue a seguinte prioridade, da maior pra menor:
  • Funções pré definidas (Math.Pi, Math.Sqrt, ...)
  • Parenteses, do interno para o externo ( 2 (1) 2 )
  • ++x, --x, +x e  -x
  • *, / e %
  • + e -
  • =, *=, /=, %=, += e -=
  • x++ e x--
Onde x é mostrada como exemplo para o posicionamento dos operadores unários.
++x e x++ adiciona um ao valor de x
--x e x-- subtrai um do valor de x

Toda vez que declaramos uma variável, antes de usá-la devemos atribuir um valor a ela:
int numero;
Console.WriteLine(numero);
No código mostrado acima existe um erro de compilação, como não definimos um valor para a variável numero, não é possível usarmos ela, para corrigir este tipo de código podemos fazer como mostrado abaixo:
int numero =10;
Console.WriteLine(numero);
Como na primeira linha do código agora atribuímos um valor (10) a variável número agora podemos usar ela sem problemas.

Dica: Uma das coisas mais importantes a se pensar quando estamos desenvolvendo um software é na usabilidade. Quanto mais informações você dá para o usuário, melhor.
Exemplo de código com pouca usabilidade:
Console.WriteLine("Multiplicação");
double a = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
double b = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
 Console.WriteLine(a*b);
Qual é o resultado de executarmos o código acima?

Multiplicação:
3                  
5                  
15                   
 
Toda vez que você estiver fazendo um código, tente pensar com a cabeça de um usuário, imagina você como usuário, vendo uma tela preta com um texto branco, escrito: Multiplicação
Isso faz com que você pense que deve digitar dois números e que eles serão multiplicados e finalmente que o resultado será exposto na linha de baixo?
Certamente não, quanto melhor você informar o usuário do que você está fazendo e o que ele deve fazer para executar o seu programa, melhor. Veja o código refeito abaixo:
Console.WriteLine("Bem vindo ao programa de Multiplicação");
Console.WriteLine("Digite dois números para que eu lhe apresente o resultado da multiplicação entre eles.");
Console.WriteLine("Por favor, digite o primeiro número:");
double numero1 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
Console.WriteLine("Por favor, digite o segundo número:");
double numero2 = Convert.ToDouble(Console.ReadLine());
double resultado = numero1*numero2;
 Console.WriteLine("O resultado da multiplicação entre {0} e {1}, é: {2}",numero1,numero2,resultado);
 Vejamos agora qual é o resultado da execução do código acima:
Bem vindo ao programa de Multiplicação                                                  
Digite dois números para que eu lhe apresente o resultado da multiplicação entre eles.Por favor, digite o primeiro número:                                            
 3                                                                                                                
Por favor, digite o segundo número:                                                            
 5                                                                                                                  
O resultado da multiplicação entre 3 e 5, é: 15                                              
Bom, agora sim ficou bem claro o que o usuário deveria fazer e qual seria o resultado deste programa, tente sempre lembrar disto quando estiver fazendo um novo programa.

Conversão de valores:

Existe uma classe em c# que se chama Convert ela é usada para converter valores entre um tipo e outro, abaixo segue uma tabela dos métodos da classe Convert que são usados para converter valores:

Convert.ToBoolean() bool Convert.ToInt64() long
Convert.ToByte() byte Convert.ToSByte() sbyte
Convert.ToChar() char Convert.ToSingle() float
Convert.ToDecimal() decimal Convert.ToString() string
Convert.ToDouble() double Convert.ToUInt16() ushort
Convert.ToInt16() short Convert.ToUInt32() uint
Convert.ToInt32() int Convert.ToUInt64() ulong

Cada um dos métodos da classe Convert, executa a conversão para o tipo de variável declarada, por exemplo o ToBoolean converte qualquer tipo de variável para booleano, lembrando que por exemplo, ao usar uma string, se você passar um valor inválido de booleano, este método dispara uma exceção do tipo FormatException, o que indica um erro de execução do programa.

Funções matemáticas:

Na tabela abaixo mostramos as funções matemáticas disponíveis na classe Math

Nome do método

Descrição do Método

AbsValor absoluto de um número
CosValor do Cosseno
SinValor do Seno
TanValor da Tangente
ExpValor de e elevado ao expoente passado como parâmetro
RoundArredonda o valor do ponto flutuante
PowEleva o primeiro parâmetro a potência do segundo parâmetro
SqrtRaiz quadrada

Por exemplo para calcularmos a raiz quadrada de dois devemos fazer:
Math.Sqrt(2);
Para elevar 3 ao quadrado fazemos
Math.Pow(3,2); 

Exercícios:

1) Crie um programa que calcule a raiz quadrada de um valor passado pelo usuário.
2) Crie um programa que calcule um número elevado a potência fornecida pelo usuário.
3) Crie um programa que receba um valor numérico do usuário e converta ele para long.
4) Crie um programa que receba dois lados de um triângulo e calcule o terceiro lado usando o teorema de pitágoras.
5) A fórmula do cálculo da diagonal do quadrado é:
               d =\sqrt{2\,l^2}=l \sqrt{2}.
onde d é a diagonal do quadrado, e l é o lado do quadrado. Faça um programa que receba o valor do lado de um quadrado e calcule qual é o tamanho da diagonal do quadrado.
6)Sabendo que um carro popular, após um ano de uso é, 9,45%, que o valor médio do seguro deste carro é R$ 2.583,83,  o preço dele é R$ 21.415,00 e o IPVA do carro é 3% ao ano, calcule qual será o valor do carro após um ano de uso, inclua no cálculo os gastos com seguro e ipva para determinar qual será o valor real de venda do veículo após um ano de uso.

Referências:

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