Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Princípios de programação com C#

Apresentação do C#

O que é C#?

C# é uma linguagem de programação Orientada o Objetos, fortemente tipada, robusta e multiplataforma que foi desenvolvida como parte do pacote .Net da Microsoft. Sua sintaxe foi baseada no C++ mas inclui também influencias de outras linguagens como Object Pascal e Java.
A criação da linguagem C# é atribuída a Anders Hejlsberg, que trabalhou como arquiteto na Borland nos projetos Turbo Pascal e Delphi.
A Microsoft submeteu o C# a entidade ECMA para uma padronização formal, que liberou esta especificação em Dezembro de 2001, em 2003 o C# tornou-se padrão ISO e existem algumas implementações em desenvolvimento como o Mono, o dotGNU, o Portable.NET e o BDS.
O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos, que permite intercâmbio entre linguagens. Com ela é possível interagir pela internet usando os padrões SOAP e XML.
Esta linguagem foi construída adaptando os melhores recursos disponíveis nas linguagens C, C++ e Java. Ela possui recursos como objetos, strings, componentes gráficos, tratamento de exceções, programação concorrente, multimídia, processamento de arquivos, banco de dados, redes e computação distribuída.

Visual Studio 

O Visual Studio é a ferramenta desenvolvida pela Microsoft para desenvolvermos o código do C#. Para baixar o Visual Studio vá até a página da microsoft para fazer o download  dos softwares necessários para programar em C#.
Lá você encontra todas as versões do Visual Studio disponíveis para baixar.
Aqui e aqui você encontra mais informações de como, sendo estudante, você pode conseguir acesso ao msdn  site da microsoft que possui todos os produtos dela disponíveis para download.
Para instalar o Visual Studio é só seguir os passos do instalador.
Após a instalação, o primeiro passo será criar um projeto, conforme mostrado na figura 1 abaixo

Figura 1 - Criando projeto.
 Ao clicar em novo projeto, aparecerá uma janela com as opções dos projetos disponíveis. Nós vamos trabalhar com projetos do tipo console application, que pode ser criados conforme mostrado na figura 2 abaixo.
Figura 2 - Criando um projeto do tipo Console application
 Ao criar um projeto do tipo console application, ele criará um programa básico, conforme mostrado abaixo na figura 3.
Figura 3 - Programa básico de um projeto console application.
A class Program define o nome do nosso primeiro programa, static void Main é o método que será executado. Cada { indica um início de escopo de código, toda linha deve ser terminada com ;
Esta imagem não mostra é a definição do namespace, namespace define um escopo de código que pode conter várias classes.
Alguns exemplos de código em C# podem ser encontrados aqui
Sites como o Submarino e muitas grandes empresas usam o C# para desenvolver seus produtos. Atualmente C# e Java polarizam o mercado de desenvolvimento no Brasil e somados ocupam quase que 80% das vagas disponíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário