Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tomcat como container do seu aplicativo web

Para disponibilizar um projeto na internet, vamos precisar de um container web, mas o que é um container.
Container é um servidor onde o código da sua aplicação vai rodar. Ele basicamente recebe um arquivo war, e roda ele.
Aqui vamos descrever como se instala o TomCat.

Instalação

Na página do Tomcat existem os links para o download do servidor, após baixar o arquivo, descompacte-o e pronto, o servidor está pronto para rodar.
Mas antes de rodar vamos configurar um usuário para acessar o aplicativo de administração do servidor, que por padrão está desabilitado.
Dentro do diretório conf, existe um arquivo tomcat-users.xml, edite este arquivo, descomente as seguintes linhas:
  <role rolename="tomcat"/>
  <role rolename="role1"/>
  <user username="tomcat" password="tomcat" roles="tomcat,manager-gui"/>
  <user username="both" password="tomcat" roles="tomcat,role1"/>
  <user username="role1" password="tomcat" roles="role1"/>
Para que a aplicação de administração do TomCat seja acessada, devemos adicionar uma role manager-gui a algum usuário, e neste caso adicionamos ao usuário tomcat.
A partir de agora, na próxima inicialização do servidor, o usuário tomcat conseguirá acessar e usar o aplicativo de administração de apps do TomCat.

Inicialização e Teste

Para inicializar o servidor, basta rodar o arquivo startup, que fica dentro do diretório bin/. Após o servidor inicializar, acesse a página do TomCat e você já deve estar acessando o servidor.
 Se você está vendo a página acima, é sinal que o seu servidor está rodando corretamente e que está tudo pronto para fazermos o primeiro deploy.

Deploy

Do lado direito temos 3 botões, sendo o do meio Manager App, ao clicar neste botão iremos para o aplicativo de Administração de apps, mas antes, precisamos logar.
O TomCat já vem com alguns aplicativos instalados por padrão, não se assuste, você pode pará-los ou mesmo apagá-los através dos botões disponíveis na coluna Commands.
Após entrar no aplicativo, procure por:
WAR file to deploy
Nesta seção será onde faremos o deploy do nosso aplicativo, o que também será um procedimento bem simples.
Procure por um arquivo .war dentro do diretório target do seu projeto, se você rodou o comando mvn package, como descrito aqui você deve ter um arquivo:
nome_do_projeto_versao.war
no diretório target. Selecione este arquivo e clique em deploy, se tudo correr bem, seu software já está rodando, e para acessá-lo você deve clicar no link da coluna Path, da tabela de aplicativos.
Com isso você já deve estar acessando o seu aplicativo e nos próximos posts, vamos estudar como podemos adicionar funcionalidades a ele.

Debugando

Para debugar um aplicativo que está sendo executado em um servidor, temos que configurar o debug remoto do Java. Isso acontece pois não estamos executando o nosso software diretamente, e sim dentro do Tomcat.
A configuração é bem simples, para startar o Tomcat no modo debug, basta startá-lo assim:
$CATALINA_HOME/bin/catalina.sh jpda start
Com isso o tomcat inicia com o debugger aberto na port 8000, para alterar alguma configuração do debug sete as seguintes variáveis de ambiente:
JPDA_ADDRESS: especifica a porta utilizada pelo debuggerJPDA_SUSPEND: especifica se a JVM deve ser suspendida após a inicialização 
O que no Windows é feito como:
set JPDA_ADDRESS="8001"
E nos unix* é feito como:
export JPDA_ADDRESS="8001"
Para se conectar ao TomCat como debugger basta inicializar a sua IDE e configurar um Debugger remoto, apontando para a porta configurada como debug e inicializar o modo debug.

Nenhum comentário:

Postar um comentário